Arraiá

Local onde no nordeste e usado para festejos e servir de palco para apresentações culturais.

Hoje tem apresentações de quadrilhas juninas no arraiá da capitá

fonte: Dicionário Informal

ARRAIÁ, ARRAIAR OU ARRAIAL?

ARRAIÁ, ARRAIAR OU ARRAIAL?

         Neste clima das festas juninas para comemoração e homenagem a São João, São Pedro e São Paulo, logo pensamos nas tradições do campo: músicas, comidas e roupas típicas. A própria definição ARRAIAL (lugarejo de lugar provisório e temporário) que arremete o Festejo Junino, é dita de diferentes formas, o termo técnico para isso é Variação Dialetal, quando uma palavra mantém seu significado apesar de ser pronunciada de maneiras distintas.

 

Dialeto é um termo linguístico que denomina a fala de um lugar específico, na prática a variação dos dialetos dentro de uma mesma língua é comumente chamada de Sotaque, mas atenção pois são duas coisas diferentes, por exemplo:

– Falar ARRAIAR ao invés de ARRAIAL é uma Variação Dialetal pois há troca de sons na palavra, assim como ARRAIÁ ao invés de ARRAIAL, na qual a mudança na palavra ocorre devido a omissão da letra /L/.

– Distorcer um som de uma palavra ou mudar sua entonação (prolongando uma vogal ou deixando a sílaba final em destaque) pode ser considerado como Sotaque.

Na maioria dos casos as ocorrências tanto de Variação Dialetal quanto de Sotaque, não recebem tratamento por não afetar a qualidade de vida do indivíduo que o apresenta, já que seus pares da mesma região possuem o mesmo padrão de fala. No entanto, quando nos referimos aos de profissionais da voz: atores, cantores e jornalistas a ocorrência de regionalismos na fala pode ser significante para seu trabalho.

imagem 11

Quando tratamos um paciente que deseja modificar seu sotaque ou eliminar suas variações regionais de origem, costumamos chamar de Intervenção Fonoadiológica em Estética Vocal, pois nesses casos o cliente não apresenta nenhuma patologia (doença), porém necessita realizar modificações na sua fala e na sua voz para melhor desempenhar seu trabalho.

fonte:

http://annevivofonoaudiologia.com.br

Autoria: Fga. Anne Elise Vivo Rodrigues